fale@ongsosdental.org.br
PROJETOS

Conheça nossos principais projetos:

Prevenção

Desde sua fundação, a ONG SOS Dental trabalha com a aplicação de flúor como forma prática de prevenção de cáries com resultado eficaz e duradouro. Em declaração oficial, especialistas na área de odontologia expressaram preocupação com a baixa qualidade na saúde oral e a falta de avanço no combate mundial contra a cárie, principalmente em populações de baixa renda.

De acordo com o Dr. Poul Erik Petersen, diretor do Conselho de Saúde Oral da Organização Mundial de Saúde, a prevenção por meio da utilização de flúor é a única maneira realista de reduzir a aflição das populações. Os benefícios do flúor para a prevenção e controle de cáries dentais são conhecidos pela comunidade científica e de saúde pública há mais de 60 anos.

Enquanto o flúor está largamente disponível em diferentes sistemas de distribuição em muitos países desenvolvidos, é estimado que globalmente apenas 20% da população mundial são beneficiadas pela exposição apropriada ao elemento. (Fonte: www.abo.org.br).

Distribuição

A escovação dos dentes é a forma mais comum de higiene bucal, sendo amplamente aceita como um comportamento desejável pela população dos países industrializados. Ainda assim, alguns cuidados são essenciais para a real promoção da saúde oral. A escova dental, objeto mais usado e popular para a realização da higiene bucal, pode ser responsável pela introdução de novos microrganismos na boca, causando doenças sistêmicas ou localizadas, aumentando o risco de cáries e doenças infecciosas, principalmente após os procedimentos de higiene, visto que o uso prolongado de escova dental pode torná-la contaminada, tornando-se um reservatório de patógenos, levando a repetidas infecções na boca. Por essa razão, a escova de dente deve ser trocada periodicamente e não deve ser compartilhada, nem entre familiares.

Com a distribuição de kits de Higiene (compostos por uma escova de dente, uma pasta de dente e um panfleto educativo) a ONG SOS Dental possibilita que todos tenham acesso à saúde bucal.

Sustentabilidade

A água potável é o recurso mineral mais importante para a manutenção da vida na Terra e enfrenta, hoje, escassez em muitas regiões do planeta. Baseado em pesquisas do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), verifica-se que nos próximos 20 anos a média mundial de abastecimento de água per capta será reduzida em um terço. Por esta razão, já estão em desenvolvimento pesquisas para encontrar meios eficazes de reciclagem da água e o seu reaproveitamento é estimulado por campanhas públicas e até mesmo por legislações específicas. Com este cenário em mente a ONG SOS Dental desenvolveu uma tecnologia de reutilização de água em consultórios odontológicos. Esta tecnologia está atualmente sendo avaliada por órgãos de competência adequados e em breve estará disponível para utilização.